Aconteceu: Lançamento da missão tripulada Soyuz 1

 Em 23 de abril de 1967, era lançado da Base Baikonur, no Cazaquistão, pela extinta União Soviética, a missão tripulada Soyuz 1. A missão tinha por objetivo inicial a troca de tripulações no espaço, juntamente com a Soyuz 2, sendo o exercício uma preparação para uma futura missão tripulada à Lua.

Vladimir Komarov
Vladimir Komarov


A Soyuz levava em seu interior o cosmonauta Vladimir Komarov, que tornara-se o primeiro ser humano a estar duas vezes no espaço. A missão, no entanto não foi bem sucedida. O programa lunar soviético tinha por objetivo vencer a corrida espacial que travava com os americanos, colocando o primeiro homem na Lua. Infelizmente a ânsia pela conquista fez com que a agência soviética ignorasse várias falhas durante os testes não tripulados com a nave Soyuz. 

Lançamento da Soyuz TMA-5 em Baikonur
Lançamento da Soyuz TMA-5 em Baikonur


Após um lançamento bem sucedido, problemas na Base de Baikonur levaram ao cancelamento do lançamento da Soyuz 2, com os cosmonautas Valery Bykovsky, Yevgeny Khrunov e Aleksei Yeliseyev. Isso levou à derrocada do plano de encontro e troca de tripulação no espaço entre as capsulas.

Soyuz
Diagrama de nave Soyuz


Após problemas no painel solar da Soyus 1, e consequente baixa na energia da capsula e nos sistemas eletrônicos, e problemas com os sistemas de orientação e manobra durante a órbita número 13, os retrofoguetes da nave em órbita foram acionados para a reentrada. Mesmo assim, a Soyuz 1 conseguiu completar 18 órbitas em torno da Terra.

Soyuz Missão TMA (Por Este ficheiro foi inicialmente carregado por Thegreenj em Wikipédia em inglês - Transferido de en.wikipedia para a wiki Commons., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2726282)


Após uma reentrada segura, mais problemas, agora com os paraquedas de frenagem, levaram a uma falha crítica. Logo em seguida a abertura do primeiro paraquedas, o segundo e principal não abriu, fazendo com que o cosmonauta caísse em sua capsula na província de Orenburg. No impacto a Soyuz explodiu, matando Vladimir Komarov. 

A tragédia com Komarov interrompeu o programa soviético por 18 meses, e por consequência, causou a derrota para os americanos com sua agência NASA. A missão Apolo foi bem sucedida em colocar o primeiro homem na Lua.     

Já conhecia o programa espacial Soyuz? Deixe seu comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O primeiro vídeo game doméstico comercial da história

Super Nintendo: uma breve história do 16 bits