Vostok 1, a primeira missão tripulada da história no espaço

 Foi nessa data, 12 de abril de 1961, que a primeira missão tripulada da história, a Vostok 1, colocou em órbita da Terra um homem. O cosmonauta soviético chamado Yuri Gagarin.

Yuri Gagarin
Yuri Gagarin (Foto: Por Mil.ru, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=89850665)


Esse foi um voo histórico, quando pela primeira vez na história, um ser humano deixou a Terra, sendo lançado ao espaço exterior, completando uma órbita em torno da Terra, com duração de 1 hora e 46 minutos. A espaçonave Vostok 1, projetada por Sergei Korolev, que fazia parte de um grupo de design espacial chamado de OKB-1 alcançou um apogeu de 327 km da Terra (apogeu é o ponto mais distante que um corpo alcança do astro no qual gravita). Yuri Gagarin com apenas 27 anos, arriscou-se em um voo inédito e com grandes riscos a própria vida.  Na manhã de 11 de abril de 1961, o foguete Vostok-K, juntamente com sua capsula eram levados até sua plataforma de lançamento, em Baikonur. Gagarin e seu reserva Gherman Titov após uma última verificação, foram informados que o lançamento havia sido marcado para as 09:03 (horário de Moscou) do dia seguinte.

A espaçonave Vostok 1 (Foto: Por Pline - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5941034)


Gagarin entrou na Vostok 1 às 07:10 horas, e depois de alguns testes, depois de 40 minutos a escotilha foi fechada. O cosmonauta encontrava-se calmo, pedindo para que se tocasse música no rádio da capsula. O lançamento ocorro às 06:07 UTC, com sucesso. Às 06:15 no último estágio dos foguetes, Gagarin informa que perdeu o contato, visto que começara a sair do alcance de rádio de Baikonur. Às 06:49 o cosmonauta informa que está no lado escuro da Terra, e às 07:10 passando sobre o Oceano Atlantico, o Sol se levanta no horizonte e a Vostok 1 entra na luz do dia. Às 07:25 os sistemas automáticos da nave iniciaram os procedimentos para a reentrada, e às 07:55 já abaixo da atmosfera terrestre, Gagarin fora ejetado de sua capsula. À 2,5 km do solo os paraquedas se abrem.

Apesar de sentimentos controversos sobre o objetivo da então União Soviética, vários países parabenizam sua fantástica conquista tecnológica. 

A Vostok 1 com estágio de foguetes


O voo de Gagarin entra para a história como um feito impressionante e de grande coragem. Feito que só seria alcançado pelos americanos em maio de 1961, com Alan Shepard, na missão Mercury Redstone 3, que não entrara em órbita, e depois com John Glenn, em fevereiro de 1962 completaria 3 voltas em órbita da Terra. 




Fonte: Wikipédia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Oficial Covid-19 em 08 de dezembro em Ponta Grossa