Nintendo 64: o desenvolvimento e lançamento do console que trouxe uma no...
Nintendo 64: desenvolvimento e lançamento
O Nintendo 64 é um console de videogame de quinta geração, desenvolvido e lançado pela Nintendo em 23 de junho de 1996 no Japão, e 29 de setembro do mesmo ano na américa do norte e simultaneamente no Brasil, graças a Playtronic, uma joint venture entre a famosa marca de brinquedos Estrela e a Gradiente, uma gigante dos eletrônicos. Apesar de nenhum aparelho ter sido fabricado em Manaus para a data do lançamento, algumas unidades do produto haviam sido importados e acrescidos da marca Playtronic e assim apresentados e vendidos ao público, no mesmo dia de lançamento do mercado norte americano, o que na época fora um grande feito.
O Nintendo 64 é o sucessor do bem sucedido Super Nintendo, console que garantiu na quarta geração de videogames a supremacia em qualidade de software e vendas para a Nintendo. O 64 é também o último console de mesa a utilizar os convencionais cartuchos como mídia principal. Mas como o 64 foi desenvolvido? Quais foram seus jogos de lançamento? Quanto sucesso ele fez? Como foi o seu lançamento nos Estados Unidos e Brasil? É isso que vamos ver nesta série
O DESENVOLVIMENTO DO 64
O desenvolvimento do Nintendo 64 teve início em 1993, muitos anos antes do seu lançamento, sob o codinome “Project Reality”, após a Big N fechar um acordo com a Silicon Graphics. A Silicon era líder de longa data em edições gráficas e supercomputação, ficando famosa por criar os efeitos especiais sem precedentes, em filmes como "Terminator 2" e "Jurassic Park" e muito interessada em expandir seus negócios por adaptar sua tecnologia para alcançar áreas com maior poder de consumo. Com base em sua família MIPS R4000 de CPUs de supercomputação e workstation, a SGI desenvolveu uma CPU que requer uma fração dos recursos - consumindo apenas 0,5 watts de potência em vez de 1,5 a 2 watts, com um preço-alvo estimado de US $ 40 dólares. Assim, com esse design a SGI passou a procurar um parceiro para desenvolver um aparelho de videogame que levasse seu hardware in-board.
Após uma negativa da Sega do Japão, a Silicon apresentou sua proposta à Nintendo, que por sua vez já buscava em 1992 desenvolver uma máquina que substituísse o SNES, e ao mesmo tempo lhe garantisse uma vantagem técnica à concorrência, que vinha alegando superioridade em processamento e dando seus passos em direção à nova geração, com gráficos poligonais, 3D e uso de CD como mídia principal. Jim Clark da SGI se encontrou com o CEO da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, no início de 1993, firmando assim um acordo para dar início ao “Project Reality”. Em 23 de agosto de 1993, as duas empresas anunciaram o desenvolvimento conjunto global e acordo de licenciamento, projetando que o eventual produto ainda não nomeado seria desenvolvido especificamente para a Nintendo, e que seria revelado nos arcades em 1994, e disponível para uso doméstico no final de 1995 com valor abaixo de US $ 250 dólares. Este anúncio coincidiu com a feira de negócios Shoshinkai da Nintendo em agosto de 1993.
A NOVA TECNOLOGIA DO REALITY
A tecnologia apresentada pela SGI à Yamauchi era a Reality Immersion Technology, uma CPU MIPS R4300i e MIPS Reality Coprocessor, que usava os recursos gráficos de computação mais avançados do mundo, o que permitiria aos jogadores de videogame interagirem direta e intimamente com ambientes de jogos virtuais. Com a Reality Immersion Technology, os jogadores de videogame, pela primeira vez, poderiam se tornar parte do próprio jogo. E de fato, essa foi a revolução que o Nintendo 64 proporcionou aos jogadores de consoles domésticos, com a inauguração de ambientes 3D reais e uma imersão inédita até então.
A plataforma inicial de jogos Project Reality foi desenvolvida e vendida pela SGI na forma de seu supercomputador Onyx custando US $ 100.000, o equivalente a $ 436.000 dólares em 2021, e carregando placas gráficas Reality Engine 2 e quatro CPUs de 150 MHz R4400. Seu software inclui os primeiros aplicativos Project Reality e APIs de emulação. Esta plataforma de supercomputação gráfica serviu como o projeto de origem que a SGI reduziu até se tornar a Tecnologia de Imersão de Realidade para o Projeto Realidade que seria utilizado no 64.
Em 23 de junho de 1994, a Nintendo anunciou o novo nome oficial do console ainda inacabado como "Ultra 64", juntamente com um time de desenvolvedores que ficou conhecido como dream team. O design do console foi divulgado publicamente pela primeira vez no final do segundo trimestre de 1994, com imagens do console que exibiam o logotipo do “Nintendo Ultra 64” e um cartucho ROM. A empresa alegava que a escolha de cartuchos como mídia se dava pelo motivo de essa ser a mais confiável naquele momento, não descartando a hipótese de adotar os CD’s, caso a tecnologia estivesse suficientemente desenvolvida. Inicialmente o plano era lançar o console com o nome Ultra Famicom no Japão e Nintendo Ultra 64 no ocidente. O que faria sentido, seguindo a lógica de nomenclatura dos últimos consoles da empresas, o Famicom e Super Famicom, Nintendo e Super Nintendo. Posteriormente, porém, o console ganhou novo nome, sendo esse apenas Nintendo 64. A empresa alegou que a única razão para a mudança de nome era “estabelecer uma única marca e logotipo mundial para o console”. O novo nome global "Nintendo 64" foi proposto pelo desenvolvedor da série Earthbound, Shigesato Itoi. O prefixo para o esquema de numeração do modelo Nintendo 64 é "NUS-", uma referência ao nome original do console, "Nintendo Ultra Sixty-four".
O recém-renomeado console Nintendo 64 foi totalmente revelado ao público em forma jogável em 24 de novembro de 1995, na 7ª feira comercial Shoshinkai da Nintendo, com programação original de lançamento para o final de 1995. No entanto, já em maio do mesmo ano, o lançamento do 64 fora atrasado para abril de 1996. Adrian Sfarti, um ex-engenheiro da SGI, atribuiu o atraso a problemas de hardware afirmando que os chips tiveram um desempenho inferior nos testes e estavam sendo reprojetados. Em 1996, o kit de desenvolvimento de software do Nintendo 64 foi completamente redesenhado com base em Windows, pela Kyoto Microcomputer, Company Ltd. A data de lançamento do Nintendo 64 ainda seria adiada novamente, agora para 23 de junho de 1996, com a veiculação de anúncios por parte da Nintendo, com slogans como "Aguarde isso … e Vale a pena esperar? Só se você quiser o melhor!"
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por participar!