1973: O ano de Pong, o primeiro videogame lucrativo da história

1973 o ano de Pong


No capítulo anterior vimos como o Odyssey da Magnavox tornou-se o primeiro aparelho de videogame doméstico da história a ser produzido comercialmente. Projetado por uma pequena equipe liderada por Ralph Henry Baer, e lançado no outono de 1972, o Odyssey foi considerado um fracasso comercial, vendendo pouco mais de 350.000 unidades em todo o mundo.

   
Diferente dele, o Pong tornou-se o primeiro videogame lucrativo da história, sendo de fundamental importância para a história dos videogames. 

Pong foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney com a ajuda de  Allan Alcorn, com lançamento em 29 de novembro de 1972. Pong é um console ligado a um monitor, e ativado por moedas, um arcade. Sua primeira instalação se deu em um bar de San Francisco, na Califórnia, mostrando-se um invento muito rentável.

Mais o que é o Pong? 

Pong é um jogo eletrônico de esporte em duas dimensões que simula um tênis de mesa. O jogador controla uma paleta ou barra vertical, movendo-a verticalmente no lado esquerdo da tela, e compete contra o computador ou outro jogador que controla uma segunda barra no lado oposto. Os jogadores usam suas paletas para acertar a bola e mandá-la para o outro lado. A paleta é dividida em oito segmentos, com o segmento central retornando a bola em um ângulo de 90º em relação a paleta e os segmentos externos e  retornando a bola em ângulos cada vez menores. A bola aumenta de velocidade cada vez que é rebatida, reiniciando a velocidade caso algum dos jogadores não a acerte. O objetivo é fazer mais pontos que seu oponente, ao não conseguir rebater a bola.

Como foi feito o Pong? 

Pong foi o primeiro jogo desenvolvido pela Atari, fundada em junho de 1972 por Nolan Bushnell, Ted Dabney. Depois de produzir Computer Space, Bushnell decidiu formar a empresa para produzir mais jogos ao licenciar ideias de outras produtoras. Pouco depois da fundação, Bushnell contratou Allan Alcorn, pois sabia de sua experiência com engenharia eletrônica e ciência da computação; Bushnell e Dabney já haviam trabalhado juntos com Alcorn na Ampex. No entanto, ele não dispunha de nenhuma experiência com jogos eletrônicos. Assim, para preparar Alcorn, Bushnell deu a ele um projeto como exercício de aquecimento. Qual seria esse projeto? 

Esse projeto era a criação de um jogo simples com um ponto que se move, duas paletas, e dígitos para mostrar a pontuação, isto é, Pong. Em 2011, Bushnell confessou que Pong foi inspirado em versões anteriores de Tennis for Two, jogo eletrônico que ele tinha jogado anteriormente na versão para computador PDP-1 em 1964 enquanto estava no colégio. Entretanto, Alcorn diz que Pong foi uma resposta direta para o jogo de tênis da Magnavox Odyssey. Em maio de 1972, Bushnell havia visitado a 00, onde ele jogou uma demonstração de Magnavox Odyssey, especificamente o jogo de tênis de mesa. 


VOCÊ SABIA? Após examinar o esquema de Bushnell para o jogo, Alcorn criou seu próprio design baseado em seu conhecimento de lógica transistor. Percebendo que o jogo básico era muito chato, Alcorn adicionou elementos para deixá-lo mais atrativo. Ele dividiu a paleta em oito segmentos para mudar o ângulo de retorno da bola. Por exemplo, o segmento central retornava a bola em um ângulo de 90º em relação a paleta, enquanto que os segmentos externos retornavam a bola em ângulos cada vez menores. Ele também fez a bola acelerar cada vez mais, conforme ela ia sendo devolvida pelos jogadores. Tudo isso tornaria Pong um jogo mais divertido e desafiador!


Como foi feito o Pong? 

Outra característica de Pong era que as paletas do jogo não conseguiam chegar até o topo da tela. Isso foi causado por um circuito que tinha um defeito próprio. Ao invés de dedicar tempo para corrigir o defeito, Alcorn considerou que isso dava ao jogo mais dificuldade e ajudava a limitar o tempo de jogo, caso contrário, ele imaginou que dois jogadores habilidosos poderiam jogar para sempre.
Depois de algum tempo após o início do desenvolvimento, Bushnell falou para Alcorn que ele queria que o jogo tivesse efeitos sonoros realísticos e uma torcida. Dabney queria que o jogo fizesse "boo" e "hiss" quando o jogador errava a bola. No entanto, Alcorn tinha um espaço limitado disponível para os dispositivos eletrônicos necessários e não sabia como criar esses sons com circuitos digitais. Depois de inspecionar o gerador de sincronismo, ele descobriu que podia gerar diferentes tons e usou esses tons para os efeitos sonoros do jogo. Confira aí!

Construção do protótipo

Para construir o protótipo, Alcorn comprou uma televisão preto e branco de uma loja local, colocou ela em um gabinete de madeira de 1 metro de altura por 22 centímetros de largura, e soldou os fios nos tabuleiros para criar os circuitos necessários. Assim estava pronto o primeiro protótipo de Arcade de Pong da história. O aparelho impressionou tanto Bushnell e Dabney que eles acharam que podia ser um produto lucrativo e decidiram testar sua comercialização.

Em setembro de 1972, Bushnell e Alcorn instalaram um protótipo de Pong no bar local, a Taverna de Andy Capp. Eles escolheram o bar por causa das boas relações com o gerente, Bill Gaddis; a Atari já fornecia para ele máquinas de pinball. Bushnell e Alcorn colocaram o protótipo em uma das mesas perto de outras máquinas de entretenimento: uma jukebox, máquinas de pinball, e o Computer Space. O jogo foi bem recebido na primeira noite e a popularidade continuou a crescer durante os dias seguintes. Bushnell então fez uma viagem de negócios para Chicago para demonstrar o Pong para os executivos de Bally Technologies e Midway Manufacturing; ele pretendia usar Pong para cumprir o contrato com a Bally. 


UMA CURIOSIDADE: Poucos dias depois de sua instalação, o protótipo de Pong começou a apresentar um estranho mal funcionamento e Alcorn foi contatado para uma verificação do que poderia estar acontecendo com o arcade. Ao chegar à Taverna e verificar a máquina, Alcorn descobriu o problema: o mecanismo de fichas tinha emperrado pela grande quantidade de moedas depositadas nele. Essa foi uma pequena amostra do sucesso que o jogo faria.


O início da comercialização do Pong

Após ouvir sobre o sucesso do jogo, Bushnell decidiu que haveria lucro para a Atari manufaturar o game ao invés de licenciá-lo, mas Pong já tinha despertado o interesse de Bally e Midway. Bushnell decidiu informar a cada um dos dois grupos que o outro tinha perdido o interesse - Bushnell disse a Bally que os executivos da Midway não quiseram a máquina e vice-versa - para preservar as relações para futuros negócios. Ao ouvir o comentário de Bushnell, os dois grupos declinaram da oferta. 
Bushnell, no entanto, teve dificuldades para encontrar um financiamento para Pong; os bancos viram o jogo como uma variação de pinball, que na época era associado com a Máfia. A Atari ainda conseguiria uma linha de crédito do Wells Fargo, uma companhia de capital aberto dos Estados Unidos, que seria usada para expandir suas instalações e montar uma linha de montagem. Eles então procuraram trabalhadores nos escritórios de emprego local, mas não conseguiam atingir a demanda. Assim as primeiras máquinas foram produzidas bem devagar, cerca de dez máquinas por dia, muitas das quais falharam nos testes de qualidade. Aos poucos a Atari conseguiu produzir o jogo em quantidades maiores, e em 1973 começam a vender Pong para outros países com a ajuda de parceiros estrangeiros.

No próximo episódio de A Linha do Tempo, vamos saber como foi a produção e crescimento da Atari com a linha doméstica do videogame Pong. Obrigado por assistir a mais um vídeo de A História dos Videogames! Até o próximo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O primeiro vídeo game doméstico comercial da história

Super Nintendo: uma breve história do 16 bits